Formada por enseadas de águas tranquilas e transparentes, Arraial do Cabo é daqueles destinos que...
Como funciona o roteiro Curitiba-Morretes de trem?
Engana-se quem pensa que é preciso ir até a Europa para fazer um passeio turístico de trem cinco estrelas. Aqui no Brasil, mais precisamente em Curitiba, é possível desfrutar de um belíssimo roteiro, repleto de história, diversão e paisagens incríveis.
Estamos falando do roteiro Curitiba-Morretes, que já foi considerado pelo The Guardian e o The Wall Street Journal como um dos passeios mais bonitos do mundo. O percurso de 70 km sob os trilhos, que dura em média 4 horas, pode ser feito no sentido Curitiba-Morretes (descida da serra) ou no sentido Morretes-Curitiba (subida da serra).
O roteiro é realizado pelo Serra Verde Express, que oferece três opções de classe: Turística, Boutique e Litorina Luxo. Cada uma tem seu próprio tipo de acomodação e serviços. Vamos explicar mais sobre elas:
Classe turística:
Se pudéssemos comparar com uma viagem de avião, corresponderia à classe econômica, digamos assim. Os vagões da classe turística têm passagens mais baratas e contam com poltronas estofadas e duplas e janelas amplas. O serviço de bordo conta com um lanche e uma bebida, que pode ser água ou refrigerante. É a única classe do trem em que não é possível escolher os assentos.
Classe Boutique:
Inclui vagões especiais, cada um com uma decoração temática diferente. O Boutique Guardiões do Marumbi tem um atmosfera mais contemporânea; o Boutique Camarote oferece cabines para 6 passageiros e é muito parecido com o Expresso de Hogwarts; o Boutique Bove é pet friendly; o Boutique Imperial tem decoração luxuosa estilo anos 30 e o Boutique oferece varanda panorâmica no sentido Curitiba Morretes.
Classe Litorina Luxo:
Além do ar condicionado, os vagões dessa categoria contam com um serviço de bordo diferenciado. Começando por uma taça de espumante logo na chegada e bebidas à vontade em todo o trajeto. O conforto é altíssimo e um grande diferencial. A Litorina é o único trem de luxo no Brasil e também o único no mundo a ter um sistema de tração próprio.
No trajeto Curitiba-Morretes, os viajantes apreciam as belas paisagens da Serra do Mar e são recebidos em Morretes com um almoço típico do litoral paranaense. Em seguida, é possível fazer um tour completo pela cidade, incluindo uma visita ao Parque Temático Hisgeopar e dar uma esticada até Antonina.
Além dos bilhetes comuns para o passeio de trem, a Serra Verde Express oferece alguns pacotes de roteiros especiais. Vale a pena visitar o site deles e dar uma olhadinha nas opções.