Dizer que o Rio é maravilhoso é meio redundante, né?
Etiqueta à bordo: quais são as regras gerais?
Viajar de avião é compartilhar seu tempo e espaço - apertado, na maior parte das vezes - com pessoas que você nunca viu na vida. Por isso, é essencial que você - e também os outros - saibam algumas regras de etiqueta à bordo para que o percurso seja tranquilo e todos respeitem o senso de coletividade.
As regras da etiqueta à bordo
Nada pior do que sentar perto de alguém que fala muito alto ou ter a sua poltrona chutada por uma criança boa parte do tempo. Principalmente em voos longos, a etiqueta à bordo se torna fundamental. Vamos conhecer as principais:
Fale baixo
Não se esqueça que muitas pessoas usam o tempo de voo para dar uma descansada. Não é preciso ficar mudo, mas procure conversar em um volume que não incomode quem está do seu lado, à sua frente ou atrás.
Não recline a sua poltrona durante o serviço de bordo
Nos momentos de refeição durante o voo, procure não reclinar ou levantar a sua poltrona. Isso porque se o passageiro de trás estiver comendo ou bebendo algo, pode virar tudo e causar uma situação desconfortável. Se for o caso, avise quem estiver sentado atrás de você que você vai movimentar a poltrona. Assim, a pessoa se precavê antes.
SAIBA MAIS: Já descobriu seu perfil de viajante? Faça o teste aqui.
Não ocupe o lugar da bagagem de mão de outros passageiros
O espaço é apertado, a gente sabe. Mas o nosso espaço termina onde começa o do outro - possivelmente o seu vizinho de assento também levará mochila ou bolsa e precisará do espaço dele livre para acomodar as suas coisas.
Use fones de ouvido. Sempre.
E não conte com os que são fornecidos pelas companhias aéreas. Leve o seu na sua bagagem de mão. Afinal, nem sempre o seu gosto musical é igual ao da pessoa sentada ao lado e ninguém é obrigado a ouvir a programação que você escolheu durante a viagem.
Não faça filas desnecessárias
Principalmente na hora do desembarque. Após o pouso da aeronave, aguarde o comissário de bordo chamar a sua fileira para sair do avião.
Seja gentil com a tripulação
Não desconte o seu estresse da rotina na equipe da aeronave. Respeite as orientações passadas por eles.
Não sente em uma poltrona que não seja a sua
Que fique claro: não há nada de errado em querer trocar de lugar. Mas não faça isso deliberadamente. Se você tiver um motivo razoável, espere o embarque encerrar e, caso queira trocar de lugar com alguém, pergunte gentilmente e explique os seus motivos. Se a poltrona estiver vazio depois do embarque encerrado, fique à vontade!
SAIBA MAIS: Entre na lista de espera da Trip Evolved e concorra a uma viagem gratuita!
Respeite a privacidade de quem está ao seu lado
Nada de puxar papo insistentemente com quem claramente está querendo descansar ou ficar bisbilhotando a tela do celular, o livro ou a revista de quem está ao seu lado. Se você fica nervoso em voos e precisa abstrair de alguma forma, chame a comissária de bordo que ela pode indicar a melhor solução.
Se você costuma voar com frequência, temos certeza de que já presenciou algumas dessas situações, certo? O bom senso sempre ajuda muito para que todos tenham uma viagem tranquila, sem estresse nem desconforto (já não basta o espaço apertado das aeronaves, né?).