Na Patagônia argentina, rodeada por uma paisagem de tirar o fôlego, a pequena cidade de El Chaltén...
O que fazer em Anta Gorda?
Anta Gorda é uma pequena cidade localizada no Vale do Alto Taquari, a 200 km de Porto Alegre. Seu nome peculiar foi conferido ainda nos primórdios da sua colonização, quando toda a região era constituída de densas matas entre os rios Guaporé e Forqueta.
Com condições naturais favoráveis, muitos animais eram vistos pela região, em especial as antas. Certa vez, houve uma grande caça, na qual os colonizadores abateram um animal de grandes proporções. A anta era tão "gorda", que as pessoas passaram a se referir à cidade como “lá onde encontraram a anta gorda”.
Enfim, voltando aos dias atuais, Anta Gorda herdou uma forte influência da sua colonização, sobretudo, italiana. Isso se reflete em cada canto da cidade e nos seus costumes. A gastronomia italiana é muito forte, assim como a cultura religiosa.
Na cidade, há 28 comunidades e cada uma conta com a sua igreja e salão de festas, onde são celebradas as festas regadas a muita fartura e comilança. Quer algo mais italiano que isso?
Com um pouco menos de 6 mil habitantes, esse é um destino ainda pouco explorado pelos turistas, mas que oferece belos passeios em meio à natureza e toda a tranquilidade de uma localidade pacata e hospitaleira.
LEIA MAIS: Perfil de viajante: você sabe qual é o seu?
O que fazer em Anta Gorda?
Vinícola Parisoto
Oferece a experiência de aprender sobre o processo de colheita da uva e produção de vinhos. É possível conhecer os parreirais e degustar vinhos e sucos, mediante agendamento.
Memorial da Noz Pecã
O turista é recebido no Memorial da Noz Pecã, um quiosque em cima de uma bela lagoa, e pode fazer degustação dos produtos, passear nos pomares e conhecer a produção em cima do carretão ou saborear uma cesta de produtos no pallet aproveitando a beleza do local.
LEIA MAIS: Um roteiro para os viajantes gastronômicos
Camping Ponte Nova
Para os fãs de churrasco, é uma boa pedida. Oferecem o tradicional churrasco gaúcho com acompanhamentos, em um espaço em meio à natureza, com direito a riacho, campo de futebol, pracinha para crianças, deck e por aí vai. O camping tem livre acesso, mas o almoço deve ser agendado.
Gruta Nossa Senhora de Lourdes
No Distrito de Itapuca, a 14 km do Centro de Anta Gorda, fica a maior caverna de pedra basalto do Vale do Taquari. São mais de 30 metros de largura por 112 metros de comprimento, totalmente iluminada. Tem infraestrutura e área de camping, e serviço de copa e cozinha aos finais de semana.
Parada Toigo
Também em Itapuca, a Parada Toigo é o lugar para comprar produtos coloniais e da região. O restaurante é charmoso, mas o melhor mesmo é a variedade de pratos que chegam à mesa: bolos caseiros, pães, doces, queijos, embutidos, salada, bruscheta, polentas, massas, costelinha de porco e galeto. No quintal da propriedade, você pode alimentar os animais da propriedade, o que gera uma conexão incrível com o lugar.
Gruta Nossa Senhora de Caravaggio
A gruta conta com uma bela queda d'água e uma paisagem natural de tirar o fôlego. Fica na Linha Pedro Álvares Cabral, a 14 km do Centro da cidade.
Onde se hospedar em Anta Gorda
A cidade tem 2 hotéis, o Hotel Lazzari e o Toldo Hotel. Ambos são 3 estrelas, simples, mas contam com um café da manhã muito gostoso. Caso a ideia seja usufruir de algo mais elaborado, a dica é se hospedar em alguma cidade vizinha, como Encantado.