Se você está planejando uma viagem para Bonito, no Mato Grosso do Sul, prepare-se para uma aventura repleta de belezas naturais e experiências inesquecíveis.
A cidade é uma joia da natureza que merece ser explorada com tempo, responsabilidade e cuidado.
Com um pouco mais de 20 mil habitantes, Bonito é muito organizado. Todas as atividades são realizadas junto a um guia turístico, a maioria em propriedades privadas.
Os passeios devem ser comprados sempre com antecedência e, geralmente, depois do mergulho, flutuação, cavalgada, caminhada ou banho de cachoeira, os hotéis preparam uma mesa farta com comida de fazenda feita no fogão a lenha.
Mas calma, neste post, você vai ver dicas valiosas sobre o que fazer, o que comer e o melhor período para visitar essa região incrível.
A 300 km de Campo Grande, Bonito possui seu próprio aeroporto, o Aeroporto Regional de Bonito (BYO), que fica a 15 km do centro da cidade. Por ser pequeno, a quantidade de voos que chegam por ali é mais limitada.
Caso a opção seja por descer em Campo Grande, o ideal é alugar um carro e seguir por conta própria, ou pegar um ônibus na rodoviária de Campo Grande. Outra possibilidade é pegar um dos ônibus da empresa Vanzella, que oferece quatro horários de Campo Grande a Bonito saindo do Aeroporto de Campo Grande ou do Centro da cidade.
Leia Mais: o que fazer em Arraial d'Ajuda
Bonito é um destino maravilhoso durante todo o ano, mas o clima e as atividades podem variar de acordo com a estação. Nem precisamos lembrar que feriados estendidos tendem a ter mais movimento na cidade, né? E que tudo fica mais difícil e mais lotado.
Fora isso, outras dicas boas para planejar a sua viagem:
- Inverno (junho a setembro): Durante o inverno, as temperaturas são mais amenas e a visibilidade da água nas flutuações é excelente. É uma ótima época para observar a fauna local.
- Verão (dezembro a março): Esta é a alta temporada, com dias quentes e chuvosos. As cachoeiras estão mais cheias e os rios têm uma cor mais esverdeada.
- Meia Estação (abril a maio e outubro a novembro): Nestes meses, você pode desfrutar de temperaturas agradáveis, preços mais baixos e menos turistas. Ou seja, é a mais tranquila para aproveitar tudo de melhor que a cidade tem a oferecer.
Independentemente da época, lembre-se de reservar seus passeios com antecedência, pois as vagas são limitadas, e Bonito é um destino bastante popular.
O tipo de turismo em Bonito é um pouco diferente do que estamos acostumados em outros lugares do país. Como falamos mais acima, tudo é muito organizado.
Na cidade, existe o chamado voucher único, um sistema compartilhado entre as agências turísticas e as propriedades que oferecem os passeios. Por ele, o turista marca o seu passeio, com data e hora marcadas. São cerca de 50 passeios credenciados.
Comece sua jornada explorando as deslumbrantes grutas e cavernas de Bonito. A Gruta do Lago Azul (foto acima) é uma das atrações mais famosas, com sua água azul cristalina e formações de estalactites e estalagmites.Seu nome é uma referência ao misterioso lago subterrâneo que se estende por uma grande parte dela.
Além dela, visite também a Gruta de São Mateus, conhecida por suas formações geológicas intrigantes. Os passeios proporcionam aos visitantes a oportunidade de explorar suas câmaras subterrâneas e apreciar as formações calcárias que se desenvolveram ao longo de milhares de anos.
A Gruta de São Miguel (abaixo) é uma das mais antigas de Bonito e é rica em história geológica. O passeio é uma jornada subterrânea fascinante, onde pode-se aprender sobre as formações geológicas, a fauna subterrânea e a história da gruta.
Já a Gruta do Mimoso é outra opção para os amantes de exploração de cavernas. Ela possui formações geológicas impressionantes e uma atmosfera única, proporcionando uma experiência subterrânea memorável.
A principal atração de Bonito é, sem dúvida, a oportunidade de flutuar nos rios cristalinos. Experimente a flutuação no Rio Sucuri, considerado o mais cristalino do país, no Rio da Prata ou Aquário Natural para uma experiência única de observação da vida subaquática.
Na Gruta do Mimoso, é possível visitar uma caverna e fazer a flutuação em um lago da gruta, que tem uma cor azulada maravilhosa.
Aventure-se em emocionantes passeios de bote pelos rios locais, como o Rio Formoso (acima) e o Rio Miranda, que oferecem oportunidades para apreciar a natureza e as corredeiras.
Desbrave trilhas e conheça algumas das cachoeiras deslumbrantes da região, como a Cachoeira da Boca da Onça (acima), às margens do Rio Salobra e com um percurso de 4km, que passa por 8 cachoeiras e alguns pontos para banho, e a Estância Mimosa, com 7 cachoeiras ao longo da trilha, com 2.800 metros de caminhada.
Se você é um mergulhador certificado, não perca a oportunidade de explorar as águas do Abismo Anhumas (abaixo) e seus impressionantes espeleotemas.
Leia Mais: Bate e volta partindo do Rio de Janeiro? Veja os principais roteiros
A gastronomia é bastante variada e influenciada pela culinária sul-mato-grossense e regional. É possível encontrar pratos típicos como o arroz carreteiro, o caldo de piranha, o pintado na brasa, além de outras opções como pizzas, massas, churrasco e comida japonesa.
Mas caso queira ter uma verdadeira experiência local, aqui vão as nossas dicas:
Experimente a autêntica comida pantaneira, com pratos de carne de jacaré, peixe, e o famoso arroz carreteiro.
Bonito é conhecido por sua produção de peixes de água doce, como o pacu, pintado e piraputanga. Você não pode deixar de experimentar essas delícias locais.
Devido à água cristalina dos rios da região, a truta é um dos pratos mais populares em Bonito. Ela pode ser preparada de várias maneiras deliciosas.
Aproveite os restaurantes locais para saborear pratos típicos da região, como o "caldo de piranha" e o "sobá".
Existem diversas opções de acomodação em Bonito que atendem aos diferentes tipos de viajantes. Desde pousadas mais simples até resorts de luxo, a cidade oferece uma ampla variedade de hospedagens.
As acomodações costumam ter uma decoração simples e rústica, em harmonia com a natureza que cerca a cidade. Muitos estabelecimentos oferecem quartos com varandas, proporcionando vistas incríveis para a natureza local.
Alguns locais ainda disponibilizam áreas de lazer, como piscinas, playgrounds, espaços para churrasco e muito mais.
Aqui, mostramos os nossos dois locais favoritos e com a melhor relação custo x benefício:
O Zagaia Eco Resort, situado em um grande parque na cidade de Bonito, oferece diversas opções de lazer e gastronomia. Os hóspedes podem desfrutar de 3 piscinas, 2 restaurantes que servem especialidades nacionais, além de WiFi gratuito e TV a cabo em todas as acomodações.
Os quartos do resort possuem ar-condicionado, frigobar, telefone e alguns também dispõem de área de estar e varanda. As crianças podem se divertir no parquinho infantil e os adultos jogar uma partida de tênis ou futebol, além de usufruir da sauna.
As comodidades incluem recepção 24 horas, estacionamento gratuito e balcão de excursões para atrações como o Abismo Anhumas. O resort também oferece uma ampla variedade de pratos típicos de várias partes do país, como pão de queijo, peixe grelhado, churrasco e sobremesas preparadas com frutas locais.
Três Morros - Bonito, MS
Localizada no centro de Bonito, a Pousada Arte da Natureza oferece uma experiência única com suas 3 piscinas ao ar livre deslumbrantes, uma delas totalmente aquecida, cascatas artificiais, 5 banheiras de hidromassagem ao ar livre aquecidas, além de uma piscina coberta aquecida.
Complementando a experiência, a pousada também possui 3 bares na piscina e um restaurante, onde é possível desfrutar de refeições deliciosas.
Os quartos são decorados com conforto, com vista para a piscina, TV de tela plana a cabo, frigobar, ar-condicionado e banheiro privativo. Além disso, o Wi-Fi grátis está à disposição dos hóspedes para que possam manter-se conectados durante a estadia.
Santana do Paraíso, 1027 - Alvorada, Bonito - MS