No interior paulista, uma pequena cidade se destaca como um reduto tocado de forma especial pela natureza. Estamos falando de Brotas, localizada a cerca de 280 km da capital paulista.
Conhecida como a Capital da Aventura, Brotas tem o privilégio de contar com uma natureza singular, capaz de surpreender até os ecoturistas mais experientes. Não é por menos: são diversas possibilidades de se esbaldar em cachoeiras, trilhas, parques, de praticar esportes radicais, além de uma conexão com a natureza capaz de energizar qualquer um.
Podemos começar falando do caminho até o destino. Próxima também de cidades como Jundiaí, Bauru, Campinas e Ribeirão Preto, Brotas tem fácil acesso, já que as rodovias até lá são consideradas as mais seguras de São Paulo. E, como bônus, você pode ir usufruindo de belíssimas paisagens ao longo do caminho.
Chegando ao destino, bom, prepare a sua listinha por aí porque as oportunidades são muitas. O que dá tranquilamente para conhecer em uma viagem de férias ou em um feriadão estendido.
Vamos lá?
A marca registrada da cidade é a Areia que Canta. E sim, literalmente. Trata-se de um hotel fazenda que possui uma nascente de água cristalina que brota em meio à natureza, em cima de um poço repleto de minúsculos grão de quartzo.
Quando chegar lá, experimente pegar um punhado de pedrinhas na mão e comece a friccioná-las: você vai ouvir um som similar a de uma cuíca. No local, também é possível realizar trilhas pela mata, costeando o Rio Tamanduá, que garante belas fotos.
No Centro Turístico, o Parque dos Saltos é um dos pontos mais visitados e motivos não faltam para isso. Cercado por uma mata verde deslumbrante, as quedas d'água em sequência dão todo o ar da sua graça.
Logo abaixo da ponte pênsil do parque, o turista pode conhecer a Casa das Máquinas, que no século XIX abrigava uma usina elétrica, quando a cidade já tinha energia elétrica (pasmem: antes mesmo da capital).
Localizada em um ecoparque, é a oportunidade de conhecer três cachoeiras em um lugar só. A Cachoeira Andorinha, com 20 metros de queda d'água, tem um banquinho bem embaixo que permite que o visitante relaxe enquanto recebe um generoso banho. A trilha que leva até ela é super leve: são cerca de cinco minutos de caminhada.
A Cachoeira Figueira possui 47 metros de queda d'água e recebe esse nome por ter uma figueira centenária bem próxima à cachoeira. A caminhada é moderada, de cerca de 15 minutos até ela. Já a Cachoeira da Nascente, é uma "bebê cachoeira", com cerca de 6 metros de altura e 2 minutos de caminhada.
Com 75 metros de altura, essa cachoeira oferece um belo banho energizante para os visitantes. Ela fica dentro de um ecoparque, que oferece day use que contempla ainda visitação a outras quedas d'água. É uma oportunidade bem bacana de relaxar e aproveitar a conexão com a natureza.
Localizada a 28 km do centro de Brotas, oferece uma estrutura completa com direito à piscina natural, área de descanso e contemplação, restaurante, lanchonete e um mirante para admirar o belo Vale das Cuestas Paulistas.
Um charme só! A área central de Brotas é de fácil circulação a pé e é cheio de construções antigas e coloridas. Vale a pena reservar uma parte do dia para caminhar por ali e tirar boas fotos!
Essa dica é uma das nossas favoritas! O Centro de Estudos do Universo é um dos mais completos centros de ciências da América do Sul e também é considerado o maior complexo astronômico aberto à visitação. À noite, o local abre as portas para quem deseja ter uma experiência de observação do céu, com observatório, planetário e outras atrações como caverna subterrânea, estação meteorológica e muito mais.
A cidade tem boas opções de hospedagem, tanto no Centro quanto nas áreas mais afastadas. Para uma viagem mais econômica, a oferta de hotéis e pousadas mais centrais são as mais indicadas. A vantagem é estar mais próximo dos melhores bares e restaurantes da cidade.
Já as opções localizadas na área rural, são as preferidas daqueles que preferem maior contato com a natureza e ficar mais perto das atividades de aventura e dos parques do local. Na dúvida, você sabe que pode contar com a nossa equipe, não é?
Como grande parte das atrações de Brotas são ao ar livre, o recomendado é, obviamente no verão. De novembro a fevereiro, a cidade está mais movimentada e, possivelmente, o preço da hospedagem e dos restaurantes estará mais caro. Em paralelo, é a época na qual os rios e as cachoeiras estão mais cheias, então a experiência tende a ser mais exuberante.
Outubro e março são meses interessantes também. As temperaturas são mais agradáveis, o movimento tende a ser menor e os preços mais em conta.
Curtiu? Saiba que nosso time está mais que pronto para montar um roteiro personalizadíssimo para a sua viagem à Brotas. Nós temos certeza de que você vai amar essa experiência.
E mais: não esqueça de seguir convidando seus amigos para nossa lista de espera para o lançamento da Trip Evolved. Quanto mais amigos entrarem, maiores são as suas chances de ganhar uma viagem no valor de R$ 6.000!