Itacaré é uma pequena cidade que integra a região conhecida como Costa do Cacau, no Litoral Sul da Bahia. É conhecida por suas belas praias, cachoeiras e reservas naturais, que atraem turistas de todo o mundo.
As praias são cercadas por coqueirais e vegetação exuberante, com águas cristalinas e ideais para a prática de esportes aquáticos como surf, stand-up paddle e mergulho. Algumas praias com mar mais calmo, outras com águas mais agitadas, Itacaré tem belíssimas opções para todos os gostos.
As cachoeiras, com suas piscinas naturais, oferecem um refúgio refrescante para os dias quentes de verão, além de trilhas ecológicas em meio à Mata Atlântica.
A cidade fica a 75 km de Ilhéus. De lá, é possível chegar via Aeroporto de Ilhéus (IOS) e, depois, realizar o trajeto até Itacaré de carro, ônibus ou transfer particular. O percurso é via BA-001, que é asfaltada e bem sinalizada.
De Salvador, o turista pode descer no Aeroporto Internacional de Salvador (SSA) e percorrer os 270 km até Itacaré de carro, ônibus ou transfer particular. O trajeto de carro mais curto é pela lha de Itaparica, com a travessia de balsa de Salvador ao Terminal Bom Despacho. Dali, a viagem segue por via terrestre, em um total de 5h30 de percurso.
A cidade é uma ótima pedida durante o ano todo, mas em alguns períodos é possível aproveitar ainda mais o que Itacaré oferece de melhor. Na alta temporada, que vai de dezembro até o Carnaval, a cidade lota e fica difícil ter uma experiência 100%, ainda mais quem busca sossego e não fervo. E ainda, tudo fica mais caro nessa época do ano.
Além disso, março e abril não são os melhores meses, pois costuma ter maior incidência de chuvas. O que recomendamos então? Agosto, setembro e outubro são os melhores meses para curtir tudo sem moderação.
É a praia mais famosa da cidade. Isso porque ela reúne tudo o que a maioria das pessoas gostam: mar raso e tranquilo, boa infraestrutura e ótimas opções de restaurantes e pousadas. Como ela fica muito perto do Centro da cidade, acaba sendo também a mais lotada, já que o acesso a pé é facílimo. Então é sempre inteligente chegar cedinho para garantir um bom lugar. Com águas calmas, é ideal para praticar esportes como o stand up paddle e canoagem.
A única de Itacaré não recomendada para banho, pois fica em porto. Por isso, suas águas acabam não sendo apropriadas para os turistas. Mesmo assim, acreditamos que vale dar uma caminhada por lá para curtir um final de tarde.
Uma típica praia de surfistas, a Tiririca tem o mar mais agitado e uma infraestrutura simples, mas muito receptiva. Quem não costuma praticar o esporte pode contar com uma escolinha de surfe por ali. Para os banhistas, o mar só é recomendado em dias de muita calmaria, senão pode ser perigoso. Mesmo assim, vale a visita pelo ar mais descontraído e animado que as demais praias da região.
Logo após a praia do Costa está a Ribeira, última praia urbana de Itacaré. Tem mar calmo e é envolvida pela Mata Atlântica, o que dá um ar mais fresco aos seus visitantes. Ela costuma ser mais tranquila em relação ao movimento de pessoas, por isso, é indicada para quem quer ficar mais sossegado, mas quer contar com uma boa estrutura de bares e quiosques para comer e beber algo durante a visita.
A praia rural mais distante do Centro de Itacaré. Fica a cerca de 15 km da cidade, mas é bastante acessível de carro, ônibus ou a pé. São 3 km de faixa de areia e uma beleza indescritível, com coqueiras emoldurando todo o cenário. Durante a maré baixa, a praia ganha ares de piscina, e na alta, um marzão ótimo para surfar.
Na ponta esquerda da praia, há uma bela e pequena cascata para um bom banho. Se estiver disposto, caminhe em direção à ponta direita da praia. Lá, você encontrará o encontro da praia com o Rio Tijuípe, onde é possível curtir um banho de água doce.
Acessível apenas por trilha, a praia é o início de um passeio que pode render visuais espetaculares, já que é dela que parte a caminhada que leva até a praia do Arruda. Mas caso você não seja do time dos trilheiros, Jeribucaçu, por si só, já é um colírio para os olhos.
Cercada por mata virgem, o mar que contorna as paredes de rocha é de um azul maravilhoso. No meio da praia, um rio cruza a faixa de areia, em um espetáculo da natureza.
Entre a praia do Coroinha e a Praia da Concha está a Ponta do Xaréu, lugar onde os turistas correm para assistir ao pôr-do-sol mais bonito da cidade. Ali, você assiste de camarote a esse espetáculo da natureza, que rende belas memórias e também fotos lindas. Quem quiser se estender por lá, há um barzinho com comes e bebes para um happy hour.
Para quem gosta de passeios e ecoturismo, o Rio de Contas é um lugar perfeito para fazer um passeio de barco e apreciar a vista do manguezal e da floresta costeira. Há muitas opções de pacotes que levam turistas até o local e que estendem a visita até algumas das cachoeiras da região.
Nem só de praia e surfe vive Itacaré. As cachoeiras da cidade são um verdadeiro presente para os turistas por suas belezas e conexão com a natureza. A mais famosa delas é a Cachoeira do Tijuípe (foto), que possui fácil acesso e é indicada para passeios em família. A Cachoeira da Usina também é uma boa pedida, mas tem uma trilha um pouco maior, de cerca de 40 minutos. A Cachoeira do Cleandro e a Cachoeira Bom Sossego também são belíssimas e valem a visita, caso tenha mais tempo para curtir a cidade.
A organização que se dedica à preservação das tartarugas marinhas tem uma de suas bases na cidade, mais precisamente na praia de Itacarezinho. Vale a pena apreciar a vista e aprender mais sobre a vida marinha por ali.
Na praia do Itacarezinho, um restaurante para quem busca um cardápio mais sofisticado. Conduzido pelo chef Clécio Campos, o cardápio é bem elaborado, os ingredientes são de primeira e a infraestrutura é muito boa.