No coração da Patagônia argentina, cercada por paisagens deslumbrantes, El Calafate oferece uma...
O que fazer em Maragogi?
Que o nordeste sabe deixar a gente deslumbrado com tanta beleza natural, isso você já deve saber. Talvez um dos maiores tesouros da região, sem sombra de dúvidas, é Maragogi.
Como parte da Costa dos Corais, uma área ambiental com mais de 120 km, Maragogi tem praias lindas, gastronomia de primeira e opções de hospedagem que agradam gregos e troianos. Com tanta variedade, afinal, o que fazer em Maragogi?
Como chegar a Maragogi
A cidade está a um pouco menos de 140 km de Maceió e 130 km de Recife. Para chegar até ela, viajantes de outros estados podem descer nos aeroportos das capitais, alugar um carro ou adquirir uma passagem de ônibus.
De carro, saindo de Maceió, o percurso é de 2h30, pegando as rodovias AL-105 e a AL-101. Já de Recife, a viagem dura em torno de 2h20, se seguir pela PE-60.
O que fazer em Maragogi
Como uma cidade pequena, Maragogi é um destino pacato, ideal para quem quer aproveitar belos dias de sol à beira-mar, nas piscinas naturais e nos passeios de buggy, que são concorridos por lá.
Para tirar o melhor proveito de um lugar que já é perfeito, atente-se apenas ao período das marés. É na maré baixa que as praias e as piscinas naturais ficam mais atrativas, já que o mar é puxado para trás e os bancos de areia aparecem.
A maré baixa ocorre sempre na Lua Cheia e na Lua Nova.
A partir de agora, vamos falar um pouco mais sobre os nossos pontos favoritos, aqueles que você não pode deixar de curtir enquanto estiver na cidade.
As praias de Maragogi
É difícil escolher uma preferida. Todas têm um mar azul maravilhoso, areias claras e finas, além de coqueirais que emolduram a paisagem e deixam tudo muito mais especial.
Praia de Maragogi
É a principal praia da vila, mas é considerada a menos bonita, digamos assim. Ela entra na nossa lista apenas por ser dela que partem alguns dos passeios mais legais para as piscinas naturais e também é onde fica a maior parte dos restaurantes da cidade.
Barra Grande
A 6 km do centro, entre as praias de Antunes e Burgalhau, está a Barra Grande, onde parece que a definição de água cristalina foi criada. É uma das praias mais bonitas de Maragogi, sem dúvidas.
O mais legal, além da beleza singular do cenário em si, é que, na maré baixa, forma-se um banco de areia, conhecido como Caminho de Moisés, que divide o mar em dois, literalmente.
Mas é aquilo que falamos mais acima, é preciso ficar atento à tábua das marés para saber o tempo que o Caminho ficará disponível até que a maré volte a subir.
A estrutura da praia é simples, porém toda a experiência que ela oferece é digna - e muito - da sua visita.
LEIA MAIS: O que fazer no Jalapão
Praia de Antunes
A 7 km do centro, Antunes é o lugar ideal para quem quer curtir tranquilidade em um belo cenário, mas com um pouco mais de estrutura. Isso porque a praia conta com barraquinhas que vendem bebidas e petiscos, além de pequenos restaurantes.
Com paisagens de tirar o fôlego, é parada obrigatória nos passeios de buggy que partem da praia de Maragogi.
Praia Ponta de Mangue
Apelidada de Caribe Brasileiro, a praia tem uma faixa enorme de areia cercada por coqueiros, água morna e transparente. Muito indicada para quem gosta de praticar mergulho, já que a olho nu já é possível ver peixinhos ao redor da gente.
Ela fica a 9 km do centro e não conta com comércio. Por isso, leve sua água e seu lanche se for passar muito tempo por lá.
Praia de Xaréu
A cerca de 10 km do centro, a praia de Xaréu é muito tranquila nos dias de semana, o que a transforma em um refúgio a céu aberto.
Durante a maré baixa, é possível andar metros mar adentro, com a água batendo na canela. A água é quentinha e de um azul incrível.
Praia do Patacho
Mesmo sendo na cidade vizinha de Porto das Pedras, a praia do Patacho entra nessa lista. Isso porque o cenário é absolutamente deslumbrante.
Apesar de não contar com comércio, o local retribui com um mar calmo, transparente e uma tranquilidade sem igual. Ótima para quem quer relaxar e descansar longe do fervo.
Leia Mais: O que fazer em Porto de Galinhas
São Miguel dos Milagres
Outra praia chamada de Caribe Brasileiro pelos moradores, São Miguel dos Milagres tem se tornado a queridinha de celebridades brasileiras. E não é por menos, já que a praia conta com uma boa estrutura de comércio e pousadas, além de praias e piscinas naturais maravilhosas.
Para quem estiver de carro, vale a pena ir até a cidade vizinha de Maragogi para conhecer.
As piscinas naturais de Maragogi
Galés
De uma beleza singular, essa piscina natural foi a primeira a ser visitada em Maragogi. Tem maior profundidade, o que favorece a formação de pequenas cavernas no fundo do mar, com bastante vida marinha presente. Para quem gosta de praticar mergulho, é um prato cheio! Ela está situada em frente ao resort Salinas do Maragogi.
Taocas
Em frente a praia de Burgalhau, é a menor em tamanho, mas não em beleza. Recebe menos visitantes, o que torna os ares mais tranquilos, ótimo para quem quer descansar e tirar belas fotos sem ninguém aparecendo no fundo!
Barra Grande
Muito próxima ao Caminho de Moisés, é mais rasa de Maragogi. Por isso, se torna a opção ideal para quem está com crianças e idosos.
O que fazer em Maragogi: Santuário do Peixe-Boi
Na vizinha Porto das Pedras, há o Santuário do Peixe-Boi, um lugar de preservação e cuidado aos peixes-boi. O projeto recebe os animais feridos, realiza o tratamento necessário, faz a readaptação em cativeiro e depois os devolve à natureza.
É possível interagir com os animais recuperados, o que é ótimo para acalmar o coração, pois são criaturas muito especiais. Para chegar, é necessário percorrer uma trilha de 10 minutos e pegar carona em uma jangada a remo, conduzida por dois remadores, no meio de manguezais.
O número diário de visitantes é limitado.
Qual o melhor período para ir à Maragogi
Entre outubro e janeiro é o período de menos chuvas. Já entre abril e julho costuma ter maior incidência de chuvas. Faz calor o ano todo, então é uma questão de escolher os meses mais secos e os períodos de maré está mais baixa, quando você pode usufruir da melhor versão da cidade.
A maré baixa ocorre nos períodos de lua cheia e nova, mas no geral, a maré sobe e desce duas vezes no decorrer do dia, num processo cíclico de 6 horas.
Ou seja, ela enche durante 6 horas, até atingir seu ponto máximo. Após, ela começa a baixar lentamente em um novo período de 6 horas, até que atinja seu ponto mais baixo.
Quando a maré baixa em Maragogi
Existe uma tabela disponível no site da Marinha do Brasil, que informa os períodos de maré alta e baixa, a chamada Tábua das Marés. Aqui, você visualiza a tábua das marés do Porto de Maceió, o mais próximo de Maragogi.
Na tabela abaixo, você vê a hora que o processo de maré costuma começar e terminar. Ao lado, a informação da altura máxima ou mínima atingida por ela. Quanto mais próxima de 0.0, melhor. Pegando como exemplo o dia 1 de agosto, os melhores horários para curtir as praias e as piscinas naturais são às 9h34 e depois às 21h53, quando a maré atinge o seu pico mínimo.
Onde comer em Maragogi
A gastronomia em Maragogi é muito rica e variada, com destaque para pratos à base de frutos do mar, que são frescos e abundantes na região.
Alguns dos pratos típicos incluem a moqueca de peixe ou camarão, o escondidinho de macaxeira com frutos do mar, a caldeirada de frutos do mar, o arroz de polvo, o bobó de camarão, entre outros.
Além disso, há também opções de pratos da culinária nordestina, como a carne de sol com macaxeira, o baião de dois, a buchada de bode, entre outros.
Outra opção interessante são os pratos à base de tapioca, como a tapioca recheada com queijo coalho e carne de sol. Para quem gosta de doces, vale experimentar as sobremesas típicas da região, como a cartola (banana frita com queijo coalho e açúcar), o pé de moleque, a cocada, o doce de leite caseiro, entre outros.
Veja alguns dos nossos lugares favoritos para comer em Maragogi:
Meraki Beach Bar e Restaurante
Este local é uma excelente opção para aproveitar durante o dia. Com uma trilha sonora agradável e um atendimento de qualidade, é possível desfrutar de uma praia linda e paradisíaca.
Endereço: R. do Sol, 452 – Praia de Barra Grande;
Horário: Aberto todos os dias das 9h às 17h.
Tuyn
No jardim do Praiagogi Boutique Pousada está o Tuyn, comandado por um chef holandês e que mostra muita criatividade ao misturar a gastronomia nordestina, asiática e europeia. Os temperos vêm todos do quintal da pousada e os ingredientes são diferenciados.
Recomendamos camarões com tempero de Vadouvan servidos em shitakes grelhados com purê de mandioca e molho de frutas vermelhas.
Endereço: Rodovia AL-101 Norte, Km 124 – Praia de Camacho.
Horário: Aberto todos os dias das 13h às 15h30 e das 18h às 19h30, com reserva.
Odoiá Maragogi
Na Pousada Odoiá, o restaurante é a beira-mar e oferece um ambiente tranquilo com uma bela vista. Você pode fazer as suas refeições em um dos três ambientes, que inclui um salão, varanda e com o pé na areia. Os pratos têm como estrela os frutos do mar e recomendamos muito o camarão empanado e a Carne de Sol à Nordestina.
Endereço: Av. Sen. Rui Palmeira, 956 – Praia de Maragogi;
Horário: Aberto todos os dias das 11h às 20h.
Russo Gastrobar
Famosíssimo, o Russo tem um ambiente agradável na orla da praia de Maragogi. A carta de bebida tem mais de 50 opções de drinks e a culinária mistura com maestria os ingredientes locais com a gastronomia contemporânea. Recomendamos o risoto de camarão, que é simplesmente divino!
Endereço: Av. Sen. Rui Palmeira, 467 – Orla de Maragogi;
Horário: Aberto todos os dias das 11h30 às 23h30.
Onde se hospedar em Maragogi
As acomodações em Maragogi podem variar de acordo com o tipo de hospedagem escolhido pelo visitante. Há diversas opções, desde hotéis e resorts de luxo até pousadas.
Os hotéis e resorts geralmente oferecem quartos amplos e confortáveis, com ar-condicionado, televisão, frigobar, banheiro privativo e algumas vezes varanda com vista para o mar.
Hospedagens que indicamos em Maragogi:
Salinas Maragogi All Inclusive Resort
Com uma localização privilegiada, o resort está situado a poucos passos da praia e oferece uma ampla estrutura. Os apartamentos são amplos, equipados e possuem vista para o mar, jardim ou piscina.
Além disso, o resort conta com diversas opções de lazer, como academia, spa e 10 piscinas. Para a alimentação, o Salinas Maragogi All Inclusive Resort oferece 3 restaurantes que servem pratos regionais e internacionais, além de 3 bares que oferecem lanches e bebidas.
As refeições, lanches e bebidas alcoólicas e não alcoólicas estão incluídas na diária do quarto e disponíveis 24 horas por dia, sem limite de consumo. Tudo é cuidadosamente preparado e disponibilizado sob um controle rigoroso de segurança alimentar, para que os hóspedes possam desfrutar à vontade.
Villa Pantai Boutique Hotel
Situado na bela Praia Porto da Rua, o Villa Pantai Milagres Exclusive Hotel oferece piscina, um terraço ao ar livre, restaurante, três bares e acesso Wi-Fi gratuito.
Os bangalôs são espaçosos e possuem uma decoração rústica, além de uma varanda com rede. As acomodações oferecem vistas para o mar, TV e um banheiro privativo com chuveiro de água quente.
Os hóspedes podem desfrutar de um café da manhã servido no quarto ou no restaurante, que oferece pratos da culinária local e internacional. Para uma experiência ainda mais completa, experimente um coquetel saboroso no gazebo, na praia ou nos bares da piscina.
Curtiu? Saiba que nosso time está mais que pronto para montar um roteiro personalizadíssimo para a sua viagem a Maragogi. Nós temos certeza de que você vai amar essa experiência.