Um verdadeiro paraíso no nordeste brasileiro. Esse é o resumo de Porto de Galinhas, distrito de Ipojuca, Pernambuco. Distante a 50 km do aeroporto de Recife, esse conjunto de belezas naturais oferece paz e descanso, principalmente para quem está viajando em busca de tranquilidade e contato com a natureza.
Neste post, vamos mostrar algumas das muitas possibilidades de passeios para que você possa escolher quais deles irá usufruir. Ou, ainda, pode contar com a ajuda da Trip Evolved para criar um roteiro específico para você.
A maneira mais fácil é descer pelo aeroporto de Recife e, de lá, optar pela melhor forma de transporte. Há ônibus direto do aeroporto e também da rodoviária da capital pernambucana. De carro, saindo de Recife, basta pegar a BR-101, passando pela PE-060 até Ipojuca. Após, você deve acessar a PE-038 e a BR-009 até o centro de Porto de Galinhas.
Para falar a verdade, são tantas as opções que vamos separá-las por tipo de passeios. Assim, fica mais fácil entender as possibilidades e escolher as suas preferidas.
Tanto para quem quer praticar esportes, quanto quem só quer aproveitar um belo dia de praia com águas cristalinas, Porto de Galinhas é uma boa pedida.
Praia da Vila de Porto de Galinhas
A principal praia da região conta com uma ótima estrutura. Durante a maré baixa, as águas são calminhas e viram um convite para um bom mergulho. É repleta de bares e restaurantes no entorno, que alugam cadeiras e guarda-sóis. Talvez, se você busca por curtir uma praia mais tranquila, ela não seja a sua primeira opção. Isso porque ela, geralmente, é a mais movimentada de todas.
Praia de Maracaípe
Ao sul da vila de Porto de Galinhas, com um trecho longo de areia e uma fila interminável de coqueiros, fica a Maraca, como os moradores apelidaram carinhosamente a praia. Em mar aberto, é ideal para a prática de surf. Há bares pertinho, e uma super dica é fazer o passeio de jangada pelo Rio Maracaípe, que excursiona a região do mangue e volta para o Pontal para aguardar o pôr-do-sol.
Praia de Muro Alto
Um pouco mais afastada do centro (cerca de 8 km), é bastante conhecida pela presença de grandes resorts. Conta com a presença massiva de corais, que deixam a água morna e azul piscina, o que a torna perfeita para todos os tipos de fotos (seu Instagram agradece!). Na maré baixa, ela mais parece uma lagoa de tão tranquila e, por isso, é muito indicada para famílias com crianças e também para a prática de esportes como stand up paddle e windsurf.
Praia Cupe
Nela está a maioria dos melhores hotéis de Porto de Galinhas. É bastante extensa (são cerca de 4,5 km) e, durante a maré alta, entrar no mar pode ser perigoso. O que mais atrai os visitantes para esta praia são as suas piscinas naturais, no Pontal do Cupe. Ali, você pode ficar tranquilamente com crianças, pois as águas são mais mansas.
Praia Serrambi
A cerca de 18 km da vila de Porto de Galinhas, Serrambi oferece águas cristalinas e calmas, devido aos muitos corais de recifes. É lá que fica o Serrambi Resort, um dos hotéis mais famosos da região. Pertinho dela, na Ilha de Santo de Aleixo, é possível curtir muitas piscinas naturais, praticar mergulho e fazer trilhas.
Praia da Camboa
Uma opção mais deserta, ao lado da praia de Muro Alto, sem muito movimento para quem, definitivamente, quer curtir a praia sossegado. O fato de não ter bares por perto ajuda muito nisso, por isso, recomendamos que leve algo para comer e beber durante a sua passagem por lá.
Praia dos Carneiros
A 50 km de Porto de Galinhas está a praia dos Carneiros, um dos pontos turísticos mais bonitos da região. É um lugar que realmente vale a pena conhecer, sem dúvidas! Além de um mar calmo e transparente e seus imponentes coqueirais, as piscinas naturais são encantadoras. Por isso, é bom ficar de olho na tábua das marés para entender qual o melhor período para aproveitar ao máximo a beleza local. Outro ponto interessante de conhecer em Carneiros é a Igrejinha São Bento, que fica em frente ao mar.
Praia de Calhetas
Localizada a cerca de 36 km de Porto de Galinhas, é uma praia menor em extensão, mas não em beleza. Com formações rochosas em seu entorno, água calma e transparente, Calhetas tem restaurantes que oferecem, além de pratos típicos, um visual de tirar o fôlego. Vale a pena colocá-la no seu roteiro caso tenha um dia disponível para curtir o local.
Durante o dia, você tem o típico centrinho de cidade de praia, com bares, restaurantes, lojas, artesanato e por aí vai. As galinhas, obviamente, estão por todos os lados: na decoração, nos souvenirs, nas intervenções urbanas. A partir do anoitecer, o centro vai ganhando ares de mais badalação, quando as ruas ganham mais movimento e a vida noturna começa.
Um centro de preservação e estudo de cavalos-marinhos é a dica para os dias chuvosos ou para levar a criançada. Lá, é possível conhecer o time de biólogos e veterinários que estudam os aspectos comportamentais das 54 espécies de hipocampos do mundo, além de diversos aquários com outros animais resgatados.
O projeto também desempenha um trabalho importante de educação ambiental e de preservação da fauna marinha, tanto para moradores quanto para viajantes. O objetivo é diminuir cada vez mais a pesca predatória e a compra de cavalos-marinhos como souvenirs (sim, acredita que as pessoas compram os bichinhos como lembrancinha?).
Localizado no centro da cidade, o Hippocampos fica aberto todos os dias, das 9h às 12h50 e das 14h30 às 16h50. O ingresso custa R$ 20.
Andar a cavalo na beira da praia não é coisa de filme, não. O Haras Maracaípe oferece um turismo equestre que apostamos que você nunca pensou em fazer. Os passeios ocorrem todos os dias (é necessário fazer agendamento prévio pelo WhatsApp) e são feitos com cavalos da raça Mangalarga Marchador, famosos por serem dóceis e de andamento macio. Há sempre o acompanhamento de um guia do haras no trajeto.
Durante o verão, o clima é mais seco, enquanto no inverno, as chuvas são mais recorrentes, principalmente de março a agosto.
Mas a informação mais importante não é essa, por incrível que pareça. Ao longo deste post, falamos diversas vezes em maré baixa, reparou? Isso tem uma boa explicação que você deve levar bastante em consideração antes de escolher a data da sua viagem.
O funcionamento de tudo em Porto de Galinhas é definido pela maré. Quando ela está baixa, é possível aproveitar o melhor de todas as praias e, principalmente, as piscinas naturais. O fenômeno acontece nos períodos de lua cheia e nova, mas no geral, a maré sobe e desce duas vezes no decorrer do dia, num processo cíclico de 6 horas.
Ou seja, ela enche durante 6 horas, até atingir seu ponto máximo. Após, ela começa a baixar lentamente em um novo período de 6 horas, até que atinja seu ponto mais baixo.
Como quando a maré baixa em Porto de Galinhas
Existe uma tabela disponível no site da Marinha do Brasil, que informa os períodos de maré alta e baixa, a chamada Tábua das Marés. Aqui, você visualiza a tábua das marés do Porto de Suape, o mais próximo de Porto de Galinhas.
Na tabela abaixo, você vê a hora que o processo de maré costuma começar e terminar. Ao lado, a informação da altura máxima ou mínima atingida por ela. Quanto mais próxima de 0.0, melhor. Pegando como exemplo o dia 1 de julho, os melhores horários para curtir as praias e as piscinas naturais é às 8h08 e depois às 20h26, quando a maré atinge o seu pico mínimo.
Como uma boa praia nordestina, frutos do mar são a especialidade da casa. A culinária local é acolhimento puro com um toque apimentado, típico da mistura dos seus aromas e temperos. A cidade de Ipojuca possui uma boa diversidade de restaurantes, dando trabalho ao visitante escolher qual conhecer.
Algumas dicas nossas são o Minha Praia Cozinha do Mar, o Maracajú, a Barraca Cozinha Brasileira, o Peixe na telha, o Caldinho do Nenen, o João Restaurante e o Munganga Bistrô.
Curtiu? Saiba que nosso time está mais que pronto para montar um roteiro personalizadíssimo para a sua viagem à Porto de Galinhas. Nós temos certeza de que você vai amar essa experiência.
E mais: não esqueça de seguir convidando seus amigos para nossa lista de espera para o lançamento da Trip Evolved. Quanto mais amigos entrarem, maiores são as suas chances de ganhar uma viagem no valor de R$ 6.000!