Hey!
Você já parou para pensar no impacto social que o turismo é capaz de levar para um lugar?
Estamos falando de geração de empregos, aumento de renda, preservação da cultura e do patrimônio. Fora toda a interação riquíssima que surge quando pessoas de diferentes locais do mundo se encontram.
O turismo é uma das principais atividades econômicas de muitas cidades do país. Sem ele, a economia local sofre. Hotéis, restaurantes, agências de turismo, lojas de souvenir, entre outras, teriam que se reinventar para atender a demanda de outros setores.
Além disso, a cidade provavelmente teria menos recursos para investir em melhorias públicas, como infraestrutura urbana, serviços públicos e conservação do patrimônio histórico e cultural.
Por isso que falamos que viajar, em geral, é uma relação de ganha-ganha. O turista ganha em experiência de vida, em memórias inesquecíveis, qualidade de vida. A cidade ganha em desenvolvimento e tudo que citamos mais acima.
Já notou que esse post está um pouco mais sério, não é?
Mas acreditem: é um assunto necessário, já que todo viajante precisa ter a consciência da responsabilidade e do poder que tem em mãos.
Listamos aqui algumas destinos brasileiros que se desenvolveram com o turismo:
Conhecida por suas paisagens de montanha, clima frio e arquitetura europeia, Gramado é uma cidade turística popular na região Sul do Brasil. A cidade é famosa por seus festivais anuais, como o Natal Luz e o Festival de Cinema de Gramado, que atraem milhares de visitantes todos os anos. É um destino que sempre terá opções diferentes para viajantes que forem visitá-lo pela segunda, terceira, quarta vez.
Com suas belas praias, clima quente e vida noturna animada, Fortaleza se tornou um importante destino turístico na região Nordeste. A cidade oferece uma ampla variedade de atividades para turistas, incluindo passeios de barco, caminhadas nas dunas de areia e uma cena gastronômica vibrante.
Foz do Iguaçu é uma cidade situada na fronteira com a Argentina e o Paraguai, conhecida por suas deslumbrantes Cataratas do Iguaçu, uma das maiores atrações turísticas do país. Além das cataratas, a cidade oferece uma ampla gama de atividades turísticas, como passeios de barco pelo rio Iguaçu, visitas à Usina Hidrelétrica de Itaipu e compras no Paraguai, que fica do outro lado da fronteira.
E você, lembra de algum destino que cresceu e teve um impacto social pelo turismo? Conta pra nós!