Trip Evolved - Newsletter

O que fazer em Arraial do Cabo

Written by Trip Evolved | Aug 17, 2023 5:08:38 PM

Formada por enseadas de águas tranquilas e transparentes,  Arraial do Cabo é daqueles destinos que marcam a gente para sempre. Um lugar lindo, encantador e capaz de oferecer paisagens singulares em qualquer lugar que você vá.

Conhecida também como a capital nacional do mergulho, Arraial do Cabo é uma cidade pequena, na Região dos Lagos, Rio de Janeiro, com ares de vila de pescadores.

Bonita por natureza, literalmente, já que é abraçada pela Mata Atlântica e tem um dos mares mais azuis (e gelados) do país. Possui dezenas de praias paradisíacas, costões, dunas, restingas e lagoas. Um destino ainda bem preservado pelo homem, que merece - e muito - uma visita sua.

Como chegar em Arraial do Cabo

Localizada na Região dos Rios, a cidade está a 20 minutos de Cabo Frio e a uma hora de Búzios. Partindo do Rio de Janeiro, a melhor forma de chegar a Arraial do Cabo é de carro (em torno de 2h30 de viagem) ou ônibus (em torno de 3h de viagem). 

De avião, você pode descer no Aeroporto de Cabo Frio (CFB) ou no Aeroporto de Búzios (BZC).

Quando ir para Arraial do Cabo

É claro que Arraial do Cabo pode ser visitada em qualquer mês do ano, mas existem alguns períodos nos quais você encontra a cidade menos lotada. Assim, é possível aproveitar melhor o destino sem tantas filas, nem precisar concorrer por um pedacinho de areia na beira da praia.

Pensando assim, a melhor época para curtir as atrações do destino é no período entre março a julho, já que o maior índice de chuvas ocorre durante dezembro, janeiro e fevereiro. Porém, evite os feriados, pois a cidade fica bem mais movimentada, sem local para estacionar e pode haver problema de abastecimento de água.

Leia Mais: O que fazer em Porto de Galinhas

O que fazer em Arraial do Cabo

Arraial do Cabo é um destino relaxante, pois oferece várias praias com águas cristalinas e areias brancas, ideais para quem deseja descansar apreciando uma bela paisagem. 

Há também opções de passeios de barco pelas praias e ilhas da região, que são uma ótima forma de relaxar e curtir a natureza.

Mas vamos falar aqui dos nossos locais favoritos na cidade. 

Praia do Farol

Considerada uma das mais bonitas do Brasil, a praia é acessível somente de barco. Isso porque ela fica em uma ilha, formada por uma passagem na parte sul das praias do pontal do Atalaia. 

Essa passagem, além de tornar a praia acessível apenas de barco, também permite que embarcações atravessem para a parte externa da ilha e dá acesso a uma diversidade maravilhosa de animais marinhos ao local.

Apesar do "trabalhinho" até chegar a ela, garantimos que tudo vale a pena: as águas cristalinas e a areia branca são um convite para usufruir de belos momentos de relaxamento e contemplação. 

O acesso de visitantes é limitado, devido à supervisão da Marinha Brasileira, que procura garantir o resguardo e a sustentabilidade do espaço. São permitidas apenas 300 pessoas por hora. Por isso, só é possível chegar à ilha com barcos autorizados pela entidade, que saem da Marina dos Pescadores na praia dos Anjos.

Cada barco costuma ter um roteiro diferente e oferece serviços de bar e gastronomia. O preço pode variar bastante, mas há opções boas por R$ 100 por pessoa. O que não varia é o tempo que cada turista pode usufruir da praia, que gira em torno de 45 minutos. Ou seja, aproveite cada momento, pois a paisagem é absurdamente deslumbrante!

Praia do Forno

Com cerca de 500 metros de extensão, a praia do Forno pode ser acessada a pé, por uma trilha, ou de barco.

Com o mar mais calmo e menos gelado que nas demais praias, é o lugar ideal para praticar mergulho (sério, faça!) e stand-up paddle, bem como as trilhas que levam a mirantes com vistas incríveis, já que o local é abraçado pela Mata Atlântica.

Na ponta direita da praia estão os bares e as barraquinhas para petiscar. Todas muito simples, mas repletas de hospitalidade e boas opções para comer e beber. Esse é o ponto mais agitado da praia, digamos assim. Nossa dica aqui é ir ao restaurante flutuante, que possui um menu mais elaborado e é uma experiência bem bacana.

Agora, se você quer mais sossego, nossa dica é caminhar alguns metros até o final da faixa de areia para encontrar um lugar mais tranquilo e sem muito movimento. 

Leia Mais: O que fazer no Jalapão?

Prainhas do Pontal do Atalaia

Com relação a vistas, é um grandiosíssimo destaque. As Prainhas do Pontal do Atalaia foram eleitas pelo Travellers Choice, da Tripadvisor, como a 3ª praia mais bonita do Brasil.

Na verdade, elas são duas praias juntas que, quando a maré sobe, se torna uma só. Então, por mais que seu nome esteja no plural, contamos como um passeio só. 

Quando você opta pelos passeios de barco da cidade, as Prainhas do Pontal costumam ser a segunda parada do roteiro, depois da Praia do Farol. Nessa alternativa, só é possível ficar em torno de 40 minutos.  

Porém, uma das coisas mais legais das Prainhas é que você também pode ir por conta própria, para aproveitar mais o tempo. Basta ir até a Praia dos Anjos e negociar a ida direto sem passar pelas outras praias da cidade. Outra opção é pedir um Uber até a base do morro e, de lá, pegar uma Jardineira. 

Independentemente de como você escolher chegar, uma coisa é certa: a vista é deslumbrante, de tirar o fôlego. No topo da escadaria, recomendamos que fique alguns minutos contemplando o platô divino formado pela mata, a areia branca e o azul do mar. Sério, é arrebatador!

Mergulho

Não deixe de realizar atividades de mergulho, já que Arraial do Cabo é considerado um dos melhores pontos de mergulho do Brasil, graças às suas águas cristalinas e a rica vida marinha. 

Há diversas escolas de mergulho na cidade que oferecem cursos e passeios para mergulhadores iniciantes e experientes.

Centro Cultural Manoel Camargo

Embora Arraial do Cabo seja conhecida principalmente por suas belas praias e paisagens naturais, a cidade também tem sua riqueza cultural. O Centro Cultural Manoel Camargo, por exemplo, é um espaço dedicado à arte e à cultura, onde são realizadas exposições de arte, apresentações musicais, teatrais e literárias, além de oficinas e cursos.

Uma vida noturna pacata

Arraial do Cabo é conhecido por ser um destino mais tranquilo e familiar, portanto, a vida noturna não é tão agitada quanto em outras cidades turísticas. No entanto, existem algumas opções de bares e restaurantes que oferecem música ao vivo e um ambiente mais descontraído.

Leia Mais: O que fazer em Maragogi?

Onde se hospedar em Arraial do Cabo

Arraial do Cabo oferece uma ampla variedade de acomodações, desde hotéis e pousadas econômicas até resorts de luxo. A maioria das opções de hospedagem está localizada próxima às praias, oferecendo fácil acesso a essas atrações turísticas.

Nossa dica é a Pousada Arraial Inn, uma opção encantadora,  que oferece piscina ao ar livre e um lindo jardim para os hóspedes relaxarem. A propriedade ainda dispõe de um lounge compartilhado e um bar, perfeito para curtir um happy hour. A localização é privilegiada, estando a apenas 600 metros do Museu Oceanográfico e a 700 metros da Igreja de Nossa Senhora dos Remédios.

Onde comer em Arraial do Cabo

A gastronomia de Arraial do Cabo é bastante diversificada e oferece opções para todos os gostos. Como a cidade está localizada na região litorânea, é possível encontrar muitos frutos do mar frescos, como peixes, camarões e lagostas. Além disso, há também pratos típicos da culinária brasileira, como feijão tropeiro, moquecas e churrasco.

Algumas das nossas opções favoritas:

Casa Da Piedra

Em uma casa histórica restaurada, que combina o rústico com o moderno para criar uma experiência única de Centro Cultural e Gastronômico. Oferece uma cozinha brasileira criativa e livre, elaborada com cuidado e carinho. O menu, conta com uma seleção de pratos que são tanto reconfortantes quanto saborosos, com sabores autênticos e marcantes. Une o tradicional e o moderno, usando ingredientes locais e sazonais.

Pimenta Rosa Gastronomia

A poucos metros da Praça do Cova, o restaurante é aconchegante e a comida é caseira e bem temperada. A especialidade da casa são os frutos do mar frescos e as massas.

Point Calamares

Local onde você pode assistir ao pôr-do-sol mais famoso da cidade, o Calamares tem música ao vivo, uma infinidade de opções de drinks, petiscos e pratos deliciosos. Tudo isso torna o restaurante especial e ponto obrigatório, ainda mais se você deseja algo mais agitado e animado para um almoço, sunset ou jantar.