Pular para o conteúdo

Um roteiro para os viajantes gastronômicos

A Serra Gaúcha vai muito além das famosas Canela e Gramado, sabia?

No post de hoje, queremos apresentar a vocês outras cidades super próximas umas das outras, que oferecem opções de gastronomia e lazer pra lá de incríveis: Bento Gonçalves,  Garibaldi e Farroupilha. 

Se a sua ideia é fazer uma viagem gastronômica, esse roteiro é para você!

O que fazer em Bento Gonçalves

Começamos por Bento Gonçalves, que fica a pouco mais de 100 km de Porto Alegre. Conhecida como a Capital Nacional do Vinho, Bento tem uma forte influência da colonização italiana, que se estabeleceu na região no final do século XIX. Isso se reflete na sua cultura, na gastronomia e na arquitetura local.

Veja abaixo algumas dicas preciosas para curtir e desfrutar de belos momentos na cidade.

Caminhos de Pedra

caminhos de pedra

Um roteiro pela área rural da cidade com cerca de 12 km de extensão. É possível se encantar com a paisagem ao longo do caminho e também usufruir de belas experiências gastronômicas e de lazer. No percurso, você vai observar as charmosas casas de pedra e de madeira, típicas da herança italiana. 

Aqui, algumas dicas do que conferir por lá: Casa da Ovelha, Casa da Erva-Mate, Casa das Massas, Casa da Tecelagem. Isso sem falar nos muitos bistrôs, vinícolas e restaurantes. 

SAIBA MAIS: Já sabe o seu seu perfil de viajante? Faça o teste aqui.

Aqui, alguns dos nossos favoritos:

Trattoria Casa Angelo: em uma casa erguida em 1889, feita de pedras de basalto unidas por uma mistura de feno, palha e barro, o restaurante oferece uma sequência de massas, risotos e grelhados, além de entradas e sobremesas típicas italianas.

Restaurante Nona Ludia: também em uma casa de pedra, construída em 1880, oferece gastronomia típica italiana com aquele toque familiar caseiro.

Casa das Cucas Vitiaceri: oferece deliciosos produtos coloniais, principalmente as cucas, pão doce típico da região. Além disso, os visitantes podem usufruir de espumantes, vinhos e sucos naturais de marca própria.

Casa Fracalossi Restaurante e Café Colonial: o famoso café colonial, daqueles dignos de ficar horas e horas provando as delícias da região. Há também a possibilidade de degustar um almoço italiano.

O que fazer em Bento Gonçalves: Vale dos Vinhedos

vale dos vinhedos

Para os admiradores de vinho e boa mesa, o roteiro pelo Vale dos Vinhedos renderá belíssimas memórias. Repleto de vales cobertos de parreirais, o percurso encanta os turistas pela infraestrutura turística de qualidade.

Pelo caminho, é possível conhecer e visitar desde pequenas propriedades rurais até as vinícolas mais famosas, como Salton, Aurora e Garibaldi. Uma verdadeira viagem às raízes culturais italianas, que também conta com uma infinidade de opções de hotéis, pousadas, restaurantes, bistrôs, armazéns e ateliês de artesanato.

Aqui, alguns dos nossos locais favoritos - e menos óbvios - no Vale dos Vinhedos:

Engenho do Vale: um complexo que abriga um restaurante, um antiquário, uma loja de vinhos e uma loja de móveis. No restaurante, um ambiente aconchegante e familiar oferece os mais variados pratos da culinária italiana. 

Parque de Aventuras Gasper: no topo de uma imensa parede rochosa, oferece passeios de tirolesa e quadriciclos em meio aos parreirais, sendo uma ótima pedida para os entusiastas de aventura.

Mondê Chocolates: uma loja apenas com delícias feitas de chocolate da Serra Gaúcha. Trufas, bombons, barras e todas as delícias que você possa imaginar.

Chamonix Fondue: como o nome já diz, são opções de fondue doce e salgado, em uma charmosa casinha de madeira.

Giordani Gastronomia Cultural: uma sequência de massas e grelhados, com deliciosos acompanhamentos.

Leopoldina Jardim: uma galeteria e cafeteria, que ainda tem um centrinho de compras.

PizzaentreVinhos: uma pizzaria com opções deliciosas, ambientada em uma adega. Usa prioritariamente ingredientes da região.

Restaurante Sbornea’s: já experimentou um rodízio de panquecas? É apenas uma das propostas do local, que também serve risotos e grelhados no sistema de rodízio.

Passeio de Maria Fumaça 

maria fumaca bento goncalves

Um percurso de um pouco mais de 20 km a bordo de uma Maria Fumaça, que passa também pelos municípios de Garibaldi e Carlos Barbosa. Ao longo do percurso, nada de marasmo! Intervenções artísticas se apresentam dentro dos vagões, garantindo a animação dos passageiros. Há paradas para degustação de vinhos, sucos e espumantes.

Vale do Rio das Antas

vale do rio das antas

Pertinho de Bento Gonçalves, o Vale do Rio das Antas vale a visita. Por lá, você encontra mais vinícolas familiares, como a Cainelli e Cristofoli, além da super conhecida Vinícola Salton, que possui rótulos premiados internacionalmente.

SAIBA MAIS: Ainda não entrou na lista de espera da Trip Evolved? Clique aqui.

Garibaldi

Uma beleza de cidade como Garibaldi não pode deixar de estar no seu roteiro pela Serra Gaúcha. Menos óbvia do que muitos outros destinos mais conhecidos na região, o município de apenas 30 mil habitantes tem o poder de mostrar o melhor da cultura italiana de uma forma super satisfatória. 

O fato de ser considerada a capital nacional do espumante já é motivo para despertar a sua curiosidade, mas quer mais razões para conhecer Garibaldi?

Vamos a elas então!

 

O que fazer em Garibaldi

Rota dos Espumantes

peterlongo

No passeio, você vai conhecer 20 vinícolas da cidade, ver de perto tudo sobre o processo de elaboração de diversos espumantes brasileiros e, claro, poder degustar e comprar à vontade. Entre as mais conhecidas, estão a Garibaldi, Chandon e a Peterlongo, que é a única fora da França que pode produzir champagne no mundo. 

Estrada do Sabor

osteria della colombina

Como o nome já sugere, prepare-se para encontrar delícias típicas da região e muito vinho e espumante. Ao longo do percurso, é possível ver os parreirais e, inclusive, colocar a mão na massa no preparo de iguarias italianas junto às famílias locais.

É aquele tipo de programação que chega a ser quase afetiva, pois os visitantes são recebidos sempre com muito carinho pelos moradores. São oferecidas degustações de pães, salames, queijos, sucos e vinhos produzidos pelas famílias.

Alguns locais que amamos na Estrada do Sabor:

Osteria Della Colombina: no porão da casa da família Lazzari, o restaurante tem um ambiente bastante acolhedor, assim como os pratos servidos. Experimente o nhoque de três queijos com salaminho defumado e a Colombina, um quitute italiano que você pode fazer do jeito que preferir.

Família Olir Brugalli: ótimo para degustar salames, presunto Parma, copa e outros embutidos ao som de uma bela conversa com os moradores da casa.

Família Vaccaro: uma vinícola bem familiar, onde além de saborear a bebida, você pode colher uvas do pé em época de vindima e também se deliciar com um almoço italiano.

Taça e Trufa

taca e trufa garibaldi

Na Vinícola Garibaldi, é possível fazer uma experiência que combina a degustação de trufas artesanais com os vinhos e espumantes produzidos no local. São cinco harmonizações realizadas dentro de uma pipa de araucária.

 

Farroupilha

Para fechar essa tríade de destinos incríveis na Serra Gaúcha, está Farroupilha, com pouco mais de 70 mil habitantes. Mais famosa pelo intenso comércio de malhas e pela Romaria de Caravaggio, a cidade é o berço da imigração italiana no estado.

Ou seja, o que mais você pode esperar de um lugar desses além de comer e beber muitíssimo bem, não é mesmo? Pois saiba que a cidade oferece opções de lazer para todos os gostos e, por isso, indicamos que ela faça parte do seu roteiro quando for visitar a região.

O que fazer em Farroupilha

Casa Perini

casa perini

Além de degustar ótimos rótulos de vinhos e espumantes, é possível andar de bicicleta pelos parreirais e participar de uma experiência de degustação.

Cachoeira Salto Ventoso

cachoeira salto ventoso

A 12 km do centro de Farroupilha, no distrito de Nova Sardenha, a cachoeira de 55m de queda d'água traz uma vista deslumbrante. O local é o favorito de muitos aventureiros que praticam escalada em rocha. Isso porque as paredes próximas à cachoeira abrigam cerca de 30 vias de escaladas de todos os graus de dificuldade.

Casa de Bona

Construída em 1888 por um casal de imigrantes italianos, a casa hoje é um ponto turístico ótimo para tirar belas fotos. Ao lado da casa, você encontra uma cachoeira, que também é super convidativa para captar boas imagens.

Santuário de Nossa Senhora do Caravaggio

santuariocaravaggio

A 6 km do Centro, em Caravaggio, 1º distrito de Farroupilha, é o maior santuário religioso do sul do país. Recebe milhares de fiéis durante todo ano, mas é no dia 26 de maio, data da Padroeira da região colonial italiana, que o local costuma lotar, com mais de 150 mil fiéis.

Quando ir para Bento Gonçalves, Garibaldi e Farroupilha

Entre janeiro e março é época da vindima. Ou seja, é quando ocorre a colheita das uvas. Então, neste período, você verá os parreirais bem cheios, o que rende belíssimas fotos. Já no inverno, é aquilo que você já sabe: a cidade fica ainda mais charmosa com as baixas temperaturas.

Se a ideia for aproveitar o frio intenso tomando um bom vinho e desfrutando das melhores delícias gastronômicas em um clima europeu, prefira ir entre junho e final de agosto.

Curtiu? Saiba que nosso time está mais que pronto para montar um roteiro personalizadíssimo para a sua viagem à Serra Gaúcha. Nós temos certeza de que você vai amar essa experiência!

E mais: não esqueça de seguir convidando seus amigos para nossa lista de espera para o lançamento da Trip Evolved. Quanto mais amigos entrarem, maiores são as suas chances de ganhar uma viagem no valor de R$ 6.000.