Pular para o conteúdo

O que fazer na Chapada dos Guimarães

Um lugar encantador, repleto de natureza e boas energias. Assim é a Chapada dos Guimarães, em Mato Grosso, região centro-oeste do país.

Conhecida por suas belas paisagens naturais, formações rochosas e por abrigar o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, uma unidade de conservação ambiental, o destino é de fácil acesso e reserva belas surpresas para quem a visita.

A região abriga diversas comunidades indígenas e quilombolas, que mantêm suas tradições, costumes e manifestações culturais vivas até os dias de hoje.

Além dos paredões imponentes, formados pela força na natureza, a Chapada dos Guimarães oferece a possibilidade de nadar em belíssimas cachoeiras e sentir um ar puro e cheio de misticidade. Apesar de ser a menor em tamanho em comparação com outras chapadas, esta não deixa absolutamente nada a desejar para os viajantes que buscam uma conexão ímpar com a natureza.

Como chegar na Chapada dos Guimarães

Primeiro, é importante dizer que Chapada dos Guimarães é o nome da cidade e também do parque onde estão boa parte das melhores atrações da região.

Mas vamos lá. Saindo de Cuiabá, são menos de 70 km de distância. Você pode descer no aeroporto da capital mato-grossense e alugar um carro ou optar pelos ônibus, que saem da rodoviária diariamente.

De carro, a viagem até que é tranquila, mesmo que em algumas partes o asfalto apresente alguns buracos. Desde que você tenha atenção ao volante e dirija com cuidado nesses trechos, está tudo certo. Seguindo pela BR-251, que é duplicada, basta seguir até a MT-020. A paisagem pelo caminho é deslumbrante.

Nossa recomedação: mesmo que a viagem de ônibus seja mais barata (as passagens giram em torno de R$20), considere ir de carro. Assim, você tem muito mais facilidade de se deslocar entre as atrações do parque e a cidade, onde está a maior parte das hospedagens, restaurantes e demais serviços.

Quando ir para a Chapada dos Guimarães

O calor é algo presente a maior parte do tempo por lá. À noite, a temperatura tende a cair um pouco, mas nada que um casaco leve não ajude. O período menos indicado é de dezembro a março, quando costuma ter a maior incidência de chuva. A partir de abril e até setembro, é a época que mais recomendamos os viajantes a conhecerem e aproveitarem todas as maravilhas do local.

Uma dica importante para quem vai visitar a Chapada dos Guimarães é estar preparado para o clima seco e quente da região. Leve roupas leves e frescas, protetor solar, chapéu e muita água para se hidratar durante as trilhas e passeios. Além disso, é importante respeitar a natureza e seguir as orientações dos guias locais para preservar as belezas naturais da região.

LEIA MAIS: Quer curtir uma praia? Saiba o que fazer em Arraial do Cabo

O que fazer na Chapada dos Guimarães

O que não falta para curtir na Chapada dos Guimarães são mirantes e cachoeiras, que proporcionam um contato único com a natureza.

Área_de_Proteção_Ambiental_da_Chapada_dos_Guimarães_Carlos_Souto_(02)

Como falamos antes, a maior parte dos atrativos fica dentro do Parque Nacional.

Uma questão bem importante antes de listarmos as nossas atrações favoritas: por uma determinação da administração do Parque, você terá que contar com um guia para acompanhar o seu roteiro por lá. Aqui, dá para ver uma lista com todos os nomes e contatos dos condutores autorizados pelo Parque Nacional

Cidade de Pedra

Parque_Nacional_Chapada_dos_Guimarães_-_Cidade_de_Pedra

Um complexo de formações rochosas que lembram uma cidade abandonada, com paredes, torres e vielas. Uma beleza de deixar a gente de queixo caído, com certeza.  Os mirantes ficam bem na beira dos paredões, de onde é possível contemplar todo o Vale do Rio Claro, além de uma visão privilegiadíssima de outros cenários da região.

Cachoeira Véu de Noiva

Cachoeira_Véu_de_noiva_MT_Chapada_dos_guimarães

Uma das mais famosas da região, a Cachoeira Véu de Noiva é um espetáculo da natureza que vai capturar longos minutos da sua atenção. A queda d'água chega a 86 metros de altura, o que torna tudo mais impactante e especial.

Hoje não é mais possível chegar perto da cachoeira, mas no mirante localizado a 500 metros do estacionamento do parque, você consegue ver toda a beleza dela, mesmo de longe.

Mirante do Centro Geodésico da América do Sul

Área_de_Proteção_Ambiental_da_Chapada_dos_Guimarães_Carlos_Souto_(04)

Quem visita o Mirante do Centro Geodésico na Chapada dos Guimarães pode se sentir deslumbrado com a vista panorâmica de 360 graus da região. O mirante oferece uma visão privilegiada da cidade de Chapada dos Guimarães e da bela paisagem natural que a cerca, incluindo as montanhas, os vales e as formações rochosas.

É uma oportunidade única de estar em um ponto geográfico importante do país, já que o local marca o centro geodésico do Brasil. É considerado o centro exato do país, determinado a partir de cálculos e medições geodésicas realizadas em 1992 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Circuito das Cachoeiras

Dentro do Parque Nacional, o circuito passa por piscinas naturais e cachoeiras, em uma caminhada até que ok (a única questão é que ela é todinha abaixo de sol). O percurso todo dura em torno de 4 a 5 horas e deve ser feito obrigatoriamente junto com um guia cadastrado pelo parque. Dica: use roupas leves, boné, chapéu e leve água e lanchinhos leves para ir consumindo no caminho. 

Mirante Alto do Céu

Chap_alto_do_ceu_(3)

Na Serra do Atmã, um dos pontos mais altos da Chapada, o mirante é outra opção que nos dá um cenário deslumbrante para admirar. Com uma trilha bem sinalizada e acessível, o percurso é de poucos minutos de caminhada. O melhor horário é no final da tarde, quando o pôr-do-sol torna tudo ainda mais especial. A entrada é paga (R$ 20).

LEIA MAIS: Um roteiro para os viajantes gastronômicos

Onde se hospedar em Chapada dos Guimarães

As acomodações são, em geral, mais rústicas, mas confortáveis. Em Cuiabá, a pouco menos de 70 km da Chapada dos Guimarães, você encontra hotéis de rede, podendo desfrutar de conforto, como piscina, TV a cabo, ar condicionado e spa.

Mas vamos às nossas recomendações:

Pousada Casa da Quineira

Captura de Tela 2023-09-03 às 20.49.38

Localizada a apenas 50 metros do Parque da Quineira, a Casa da Quineira oferece uma piscina ao ar livre e Wi-Fi gratuito. Os quartos são decorados em um elegante estilo campestre e são muito bem equipados. Além disso, possui uma aconchegante lareira e uma área de lounge compartilhada para os hóspedes desfrutarem.

Frei Osvaldo, 191 - Centro, Chapada dos Guimarães

 

Malai Manso Resort Yacht Convention & Spa

795809

O Malai Manso Resort Yacht Convention & Spa é uma opção de hospedagem em Retiro, na região da Chapada dos Guimarães. O resort oferece uma variedade de atividades, incluindo quadra de tênis, academia e jardim. 

Os hóspedes podem desfrutar de um restaurante que serve culinária local, além de Wi-Fi gratuito em todas as áreas. Os quartos possuem área de estar, TV a cabo e banheiro privativo com chuveiro e produtos de banho L'Occitane. Alguns quartos oferecem vista para a montanha e todos têm varanda. 

É possível participar de várias atividades, como tirolesa, arvorismo, arco e flecha, escalada e trilhas. A sauna também está disponível para relaxamento. O resort ainda conta com o Spa Malai by L'Occitane, que oferece uma variedade de terapias. Além disso, é possível fazer trilhas a pé nas proximidades.

Lago do Manso - Água Fria, Chapada dos Guimarães.

Onde comer em Chapada dos Guimarães

A região possui uma gastronomia muito rica, com pratos típicos da culinária mato-grossense, como arroz carreteiro, sopa de piranha e galinhada com pequi. Veja as nossas opções favoritas:

Restaurante Penhasco

No restaurante, você encontrará pratos variados acompanhados de bebidas não alcoólicas e diversas opções de sobremesas. Além disso, há uma brinquedoteca completa com videogames e uma área especialmente dedicada às crianças, e uma linda cascata ao lado da brinquedoteca. 

A vista é maravilhosa e o preço é justo, com um atendimento de excelente qualidade.

Avenida Penhasco, s/n - Bom clima, Chapada dos Guimarães

 

Restaurante Mirante Atmã

O Restaurante e Mirante Atmã faz parte de uma pousada. Uma das grandes atrações do local, além da culinária, obviamente, é que você consegue ver os chapadões de qualquer mesa. 

A decoração é inspirada no Festival de Águas Claras, um famoso evento de MPB que ocorreu nas décadas de 1970 e 1980. 

Algumas delícias do local são o filé de medalhão cintado com bacon, ao molho de vinho tinto, acompanhado de risoto de aspargos, o carpaccio de carne com parmesão, pistache e rúcula, regado ao azeite basal  e o risoto de camarão.

Caminho Casa dos Sonhos, Serra do Atima, Lavrinha, Chapada dos Guimarães

 

Morro dos Ventos

Uma culinária sul-matogrossense de primeira te espera por aqui. Localizado em um mirante, o restaurante oferece excelentes experiências durante o almoço.

Estrada do Mirante, km 01- Cx. P. 05 Rodovia, MT-251, Chapada dos Guimarães